domingo, 18 de janeiro de 2009

Quinta palavra cruzada com definições fora do quadro

Há alguns meses eu assisti ao documentário WordPlay sobre palavras cruzadas, seus criadores e seus resolvedores. Eu já havia criado diversas palavras cruzadas no passado, mas fazia algum tempo que não criava uma e esse filme me deu vontade de voltar a criá-las de novo.

Como o filme fala especificamente sobre palavras cruzadas do New York Times, eu resolvi criar as minhas no estilo daquele jornal, quer dizer, com definições fora do quadro e com um quadro de 15x15. Queria também seguir as outras duas regras de ouro da confecção de palavras cruzadas (três letras no mínimo em cada palavra, quadro simétrico) mas não consegui fazê-lo de início.


Eu sempre achei que "pintar" o quadro primeiro e colocar as palavras depois seria muito difícil, por isso eu sempre começava com as palavras e ia colocando os quadros pretos à medida da necessidade. Obviamente, era impossível criar um quadro simétrico desta maneira.

Finalmente, na semana passada eu resolvi me colocar o desafio de tentar montar um problema de palavras cruzadas começando com a "pintura" do quadro. E não é que eu consegui? Isso demanda um pouco mais de esforço, mas é bem factível. O resultado é o problema que eu apresento hoje.

Ah, eu ainda precisei usar umas palavras esquisitas, como "olid", por exemplo, sobre a qual o wikcionário em inglês comenta o seguinte: "Apparently used only in dictionaries and crossword puzzles." :-) Mas de um modo geral acho que esse problema saiu melhor do que os anteriores.

Tenha uma boa diversão!


Nenhum comentário: