Puxa! Que trabalheira que deu esse quadro de 7x7! Primeiro eu coloquei todas as palavras (25.000+) de sete letras numa tabela no meu banco de dados e pus para rodar o programa. Depois de quatro dias ainda não tinha passado nem metade da primeira palavra! Abortei-o.
Aí resolvi compilar uma lista menor, só com as palavras "comuns". Passei um dia selecionando as palavras e obtive finalmente uma lista de pouco mais de mil palavras! Coloquei para rodar o programa de novo e aí ele terminou em pouco menos de uma hora, mas sem encontrar nenhum quadro de sete por sete. Chegou perto, diversas vezes, teve vários 7x5, mas sempre faltavam palavras para as duas últimas linhas.
Finalmente, veio-me a luz: a maneira mais garantida de encontrar um tal quadro seria usar apenas palavras que alternassem consoantes e vogais. Palavras com encontros vocálicos ou consonantais são sempre uma dor de cabeça para o cruciverbista. Se se usar somente verbetes com alternação perfeita de vogais e consoantes, as chances de cruzamentos perfeitos aumentam.
Obviamente tive que criar um outro programinha para encontrar dentre as 25.000 palavras originais aquelas que eram do tipo vcvcvcv ou cvcvcvc. Foram encontradas pouco mais de 4.4oo palavras desse tipo. Fiz uma outra tabela só com essas palavras e botei o programa para rodar de novo. Mais alguns dias rodando e finalmente começaram a aparecer os quadros.
Tive que fazer uma seleção desses quadros pois vários deles continham palavras para as quais eu não conseguia encontrar uma definição. Eu gostaria de saber de onde o pessoal do site Todas as palavras compilam as listas deles... Têm umas coisas bem esquisitas ali...
Bem, sem mais delongas, eis a obra de arte:
Infelizmente tem umas palavras bem esquisitas no quadro, não dá muito para escapar...
domingo, 11 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário